Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conversas

Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.
Mario Quintana
Direitos e deveres

Os tempos mudaram. A educação infantil mudou em alguns aspectos para melhor, muito melhor. Em alguns aspectos, para pior. Hoje as crianças têm um maior espaço para conversar, de expor suas opiniões, de perguntar. Mas a confusão se instalou em algumas famílias. Espaço de participação é diferente da tirania instalada de que a criança manda e desmanda. Ela age sem limites e só ela pode falar e opinar.
Direitos iguais e deveres iguais. Um fala o outro se cala. O adulto fala, os outros adultos e as crianças devem se calar e ouvir, a seguir a criança fala e todos a escutam. Isso é dialogo, conversa produtiva, respeito mutuo.
Eu sempre acho que a educação deve ser pensada. Aproveitemos a modernidade, que permite crianças questionadoras. Mas devemos não nos esquecer que limites não caíram de moda. A criança deve ser ensinada a respeitar uma conversa. Ela deve aprender a esperar a sua vez de falar. Mas deve também ser respeitada. Quando você a respeita ela aprende os limites na pratica, em ação.
Ensinar não é fácil, porque é serviço de dia a dia, constante. O resultado compensa.
crianças de antigamente
Hora de conversar...hora de calar


Nenhum comentário: