Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Preservar ou modernizar?

Preservar ou modernizar?

É possível o progresso e a modernização sem afetar a natureza? Eu sempre me pergunto se isto é possível, as vezes quando eu vejo uma cachoeira que depois foi transformada em clube ate com desvio do leito do rio e realmente acho que perdeu quase toda a beleza. Outra vez passando pela mesma estrada nas minhas ultimas férias eu vi um morro que eu sempre achei lindo com seus pinheiros, retalhado para se tornar um condomínio. Boa parte das arvores nativas foram cortadas para fazer uma alameda seguindo o “design” , a tendência em jardins do momento.
Há muitos anos atrás visitamos a cidade de Primavera do Leste junto com minha irmã, que estava de férias no Mato Grosso. Os garimpeiros da região, nos contaram que um pouco antes da cidade se virássemos a esquerda em uma estrada de terra que dava acesso ao garimpo encontraríamos uma lagoa de água quente. Fomos. Realmente uma lagoa na beira da estradinha de água quente, com fundo de areia , temperatura de mais de 40 graus centigrados e a água se turvou com a nossa entrada por mobilizar a areia do fundo. Era lindo o lugar, a água uma delicia e cercada pela natureza.

Voltamos a região anos depois, e o que encontramos? Um balneário de águas quentes, sem paisagismo, sem preservação da mata que a rodeava e sem nem mesmo uma foto do passado.


Eu vou continuar achando que não é difícil de explicar desmoronamento em morro desmatado , é ate esperado que ocorra. Tambem não é de se estranhar que crianças destruam a natureza. Elas so vão aprender se virem os adultos preservando , conservando, jogando lixo no lixo , reciclando e replantando.

Nenhum comentário: