Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mertesdorf

Mertesdorf é uma pequena cidade do interior da Alemanha, no distrito de Trier Saarburg, na região chamada Renânia Palatinado, bem próxima a Trier, uma cidade bastante antiga da Alemanha. A região é montanhosa e perto do Rio Mosela. Ela fica na região sudoeste da Alemanha. O terreno é propicio ao cultivo de frutas, principalmente a maçã e a uva, e a qualidade de seu vinho é bem valorizada, o famoso vinho do Mosela. A cidade de Mertesdorf fica em uma região de morros, e neste local existem muitos aclives e declives. Eu fui conhecer esta cidade porque la nasceu meu pai, e meus avós e meus tios e tias. A minha vida toda ouvi de meu pai a historia da familia e la fui eu conhece-la ao vivo... e a cores. A imagem imaginada nos papos e a imagem vista na internet nao corresponderam ao que encontrei. A cidade é bem pequena , com 1600 habitantes. Encontrar o endereço onde meu pai nasceu e viveu foi emocionante. . Em Mertesdorf eu desci na Haupstrasse (rua principal) que é a rua em que moravam meus parentes. Não tem mais a imagem da foto que tenho porque Mertesdorf foi muito bombardeada na guerra e praticamente restaurada. Ninguém atendeu na casa. Eu resolvi andar e perguntei do cemitério , é morro acima. Como pode ter tanto morro. Subi. É uma grande caminhada . No cemitério a funcionaria me informa dos Krisam e Kronz que tem aqui , achei o tumulo de Anna Krisam, e rezei por minha tia . Achei o tumulo de Paul Kronz e ali esta o de Helena Kronz. Ela esta morta? , vA descendência Krisam do Vô Mathias morreu na geração do meu pai, sem nenhum descendente homem para perpetuar o nome. Esta linhagem tem três primos na Alemanha, de sobrenome Kronz e nós três no Brasil, de sobrenome Krisam ( só mulheres). Eu passei novamente em frente a casa onde meu pai nasceu e não consegui que atendessem a porta . Os moradores ali não são da família, as casas próximas são bastante simples, e não consigo maiores informações sobre a família. Ainda existe na cidade a mina de carvão, meu pai foi mineiro nela no final dos anos 20 , antes de ir para o seminário. Eu andei longamente pelas ruas sentindo a emoção de estar trilhando a mesma trilha que meu pai , tios ,tias e avós trilharam. Andei sentindo o cheiro de flores e maçãs , me extasiando com as cores , as casas são coloridas , com muitas arvores e flores e frutas e os jardins, quase sempre sem cercas ou muros, são muito coloridos.
Casa da Familia Mathias Krisam em Mertesdorf, Alemanha
A mesma casa na Haupstrasse111 Mertesdorf , setembro de 2009
Jardim em Mertesdorf

Nenhum comentário: