Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

Eramos jovens na guerra

Eramos jovens na guerra

                “Eramos jovens na guerra”é um livro que acabei de ler. É uma historia bastante interessante, eu diria fascinante. Duas autoras reuniram trechos de diários ( verídicos) de adolescentes , durante o inicio e o decorrer da Segunda Guerra Mundial.
                Eu realmente passei boa parte da minha vida me esquivando de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, sua historia , e seus bastidores. O motivo que eu me dava era a historia de meu pai , que veio da Alemanha, fugindo da Guerra, perseguido. Ele trabalhou com Juventude Cristã , em oposição  a Hitler, o que lhe custou duas prisões e a fuga para o Brasil. Há pouco mais de um ano comecei a escrever a historia da vida do meu pai e da minha mãe. Eu acabei precisando me debruçar sobre a Historia da Guerra, e também as historias das resistências, como a Catolica e outras. Precisei entender como os jovens eram  levados ao trabalho na guerra,  por ideologia ou por imposição.
                Este livro é outra visão, é a visão do adolescente na guerra. Tem judeu alemão, alemão hitlerista e militar, jovem alemã, jovem francesa, jovem polones, jovem russa. Jovem japonês  a caminho de ser militar e jovem japonesa.Tem americanos e ingleses. Elas colocaram em sequencia temporal variando os autores. Esta maneira deixou bem interessante, as historias se completam ,mas se mesclam. É impressionante ver a guerra na ótica de um adolescente!
                O relato da guerra, das batalhas coexiste com a indignação, as esperanças com as desesperanças, os problemas juvenis , o amor, o ódio e a apatia. Tive momentos de solidariedade, de raiva, de pena...todos os sentimentos se alternando.
                Em muitos momentos da leitura imaginei meu pai, adulto jovem, convivendo com jovens da resistência e jovens hitleristas. E consegui entende-lo mais um bocadinho...

Nenhum comentário: