Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

arvore roxa

PASSAR RETO


Eu moro há 28 anos nesta cidade, e desço pela mesma rua para trabalhar há mais de 25 anos. Quando eu desço presto atenção no transito e algumas vezes observo o comercio ao redor. Revejo as lojas, as vezes eu percebo alguma mudança, outras vezes apenas presto atenção no transito. A atenção não é muito grande. Há algum tempo tenho tentado não passar direto pela vida. Eu tenho tentado olhar mais as arvores que o chão, mais as nuvens que a sujeira da rua.
Em uma noite, descendo para o hospital pela rua eu levei um susto: os postes de luz, na primeira metade que visualizei são do lado esquerdo e na segunda metade , 6 a 7 quadras depois são do lado direito. Como eu nunca vi esta diferença? Provavelmente nunca prestei atenção neste “pequeno” detalhe.
Fiquei pensando quantas vezes já observei as arvores em flores no trajeto de todo dia? Quantas vezes não vi os passarinhos nos fios de luz? Quantas vezes eu deixei de observar as nuvens, ou as estrelas ou a lua no céu?
As vezes olhando uma foto ao voltar de uma viagem percebo que o lugar é lindo, as flores maravilhosas e o entardecer foi estupendo.Agora despertada por este acontecimento me extasiei com o por do sol na minha cidade. Passando por uma avenida ( onde há tempos sempre passava) percebi os flamboyant floridos, lindos, dignos de uma bela foto. E a revoada de araras no começo da manhã? E as maritacas do final de tarde?
Eu realmente não estou mais passando reto, na tortuosidade destas descobertas , reencontrei o brilho e a beleza de cada dia.
Este foi um destes dias de descobertas.
Em uma nublada manhã de sábado , eu estava meio preguiçosa e sem pressa e passando pela mesma rua eu olhei o mesmo jardim e ate perdi o fôlego.Que arvore linda! A frondosa arvore toda florida , coberta por cachos de uma cor roxo azulada maravilhooooooosa. Eu parei o carro e fiquei um tempo me deliciando com a imagem. Eu estava sem a maquina no carro e pensei volto ainda hoje.
Ao meio dia eu retornei com uma amiga mais maluca que eu para tirar fotos da arvore. E não é que no mesmo dia vi outra arvore roxa numa bucólica casa de sitio. Parei na estrada e me deliciei com a segunda maravilha do dia.
“Quase um cartão postal”.
“Ter na vida algum motivo pra sonhar
ter um sonho azul
azul da cor do mar...”

Nenhum comentário: