Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

brincadeiras antigas

Brincadeiras de criança

Eu acho que sou uma saudosista. Eu sempre acho que muita coisa nova, tecnológica e que facilita a vida é uma boa coisa e desfruto de algumas, como a internet, o notebook , o celular (com restrições) e a facilidade do avião por exemplo.
Mas eu tenho saudades de algumas coisas do passado e uma coisa que faz falta nos nossos dias são as brincadeiras de criança. O bebe interage com o mundo no contato com a mãe. É a mãe que brinca com ele, e brincadeira para o bebe é importante. Brincar desenvolve a motricidade, ensina a sentar, engatinhar, andar, e no dialogo, a falar. Quem já não se divertiu com uma mãe brincando de “serra serra” com o bebe? A criança aprende a sentar e depois a se levantar nesta simples brincadeira. A criança cresce e ai brincadeira é coisa seria. Quem já parou em silencio perto de uma criança montando pecinhas de qualquer brinquedo, ou construindo com terra sabe a seriedade que a criança tem nesta hora. Ela se compenetra, brinca e cria.
As brincadeiras de crianças um pouco maiores, antigamente, eram em grupo. As meninas brincando de roda com cantigas conhecidas até hoje, como “atirei o pau no gato”, “ciranda-cirandinha”, ‘serra-serra, “samba lelê . Brincadeira de pular amarelinha,jogar pião , esconde-esconde, bolinhas de gude, pipa. As meninas brincando de casinha, os meninos com coleções de figurinha.
Antigamente as crianças para brincar tinham que usar a criatividade. Os brinquedos eram poucos , então as crianças inventavam brinquedos e brincadeiras . O que hoje chamamos de reciclagem era o dia a dia das crianças. Fazer moveis com caixinhas de fósforo, telefone sem fio com latas de massa de tomate, fogãozinho com cacos de tijolos, caminhãozinho com tabuas de caixotinho e por ai se vai .
Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras. O desenvolvimento tecnológico transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço. Os brinquedos são acionados , eletrônicos, brincam sozinhos, ou são jogos solitários nos vídeo games e computador. Ou passam-se horas na frente da TV
Se você quer que seus filhos retomem as brincadeiras do passado, nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso gastar. Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. Mas lembre-se que as relações são vias de mão dupla, assim como você vai ensinar as brincadeiras, aprenda as brincadeiras atuais deles. Faça uma saudável troca.
Educação de crianças é sempre ensinar e também aprender com eles.


imagens retiradas da net

Nenhum comentário: