Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Indignação

Esta semana eu passei por duas situações de absoluta falta de cidadania. Vi duas vezes um ser humano desrespeitar o outro vilmente, brutalmente.
Eu estava a caminho do trabalho, em baixa velocidade já que o transito na minha cidade é caótico, tem milhares de motos e ninguém respeita as leis e as normas. Na faixa estava passando um senhor, lentamente com alguma dificuldade. Eu parei bem antes e fiquei aguardando, o carro ao meu lado também parou. Bem atrás do meu carro parou uma caminhonete e afundou a mão na buzina. Aguardei. Ele desceu veio à minha janela, esmurrou, abri uma fresta e escutei: sua dondoca, eu preciso trabalhar! Eu me neguei a justificar apenas apontei e disse: é faixa, direito do pedestre e fechei a janela. Eu sai e ele me ultrapassou pela faixa de estacionamento cantando os pneus.
Fui me acalmando e cheguei ao trabalho Eu sou pediatra e estava no segundo atendimento quando escuto uma gritaria na sala de espera. Eu sai e estava a maior correria. Uma avó que acompanhava o neto na consulta foi atropelada na rua bem em frente ao meu consultório. O motoqueiro que a atropelou, em alta velocidade evadiu-se sem prestar assistência. Nos lhe prestamos socorro, acolhemos e encaminhamos a emergência após localizar a filha, que a levou. Os machucados não foram grandes, mas a indignação de todos sim
Eu fico indignada e revoltada com o desrespeito do motorista da moto, com o descaso em abandoná-la, com a irresponsabilidade de trafegar em alta velocidade sem se importar com os pedestres. Eu fico indignada com o motorista da caminhonete no desrespeito a faixa de pedestre, e principalmente no desrespeito aos mais velhos.
Eu realmente acho que precisa existir uma mudança. As leis existem, mas não são cumpridas. Como acreditar em cumprimento de uma lei se a impunidade grassa em nosso país? Se alguém desvia verbas e dinheiro e acaba tudo bem, e não precisa nem devolver o dinheiro porque ser honesto? Se pode-se receber dinheiro ilícito e tudo “acaba em pizza”porque se preocupar com o outro?
Simplesmente existir a lei e implanta-la não é garantia de que o ser humano va respeitar o outro. É preciso mais para que a próxima geração , as crianças de hoje, quando adultos jovens sejam cidadãos cumpridores da lei.
-Não é de mais leis que precisamos, é de cumprimento delas
-Criança aprende com exemplos, então respeite a faixa, ajude, coopere, e ela assimilará.
-Pense em dirigir com mais cuidado
-Respire fundo e conte ate 10, e se acalme antes de responder a uma agressão no transito
-Pratique a gentileza
Todos nós, inclusive eu, devemos pensar sobre isto todos os dias

Nenhum comentário: