Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Meu jardim

O jardim da minha casa. O jardim do passado...
Ah!... O jardim..., que jardim maravilhosamente estranho, não um jardim desenhado e projetado mas um jardim de plantas “enfiadas” na terra, uma aqui outra acolá , sem nunca se preocupar se uma combinava com a outra, e com goiabeira no meio e roseiras e muitas ervas para chá entremeando meigas margaridas, amores perfeitos, boca de leão, capitão . Mas o meu predileto era o arbusto de “brinco de princesa” de lindas flores pingentes penduradas e que um dia meu pai sentado no jardim fumando cachimbo , com Beethoven ao fundo na vitrola, leu uma fabula de La Fontaine e finalizou inventando que aquela era a planta mágica que nos fazia princesas, por isso o nome que lhe foi dado. Cuidei anos deste arbusto mágico e agora também entendo a Pastoral ser minha musica predileta, ao ouvi-la posso me sentir “a princesa” do meu pai.
Sentada na rede em frente ao meu jardim de aqui e agora, me espanto, como a gente carrega partes da vida e as repete sem perceber, meu jardim é lindo, intenso, florido, vasto, denso e polimorfo, de tudo um pouco, saiu a goiabeira, mas tenho cocos e pitanga e no meio muita rosa, lírio, cactos e verde e ate mato ,e até muita erva para fazer chá. Aqui todos as manhãs vêm beija-flores e depois os outros pássaros e alguns lagartos .
Mudo de casa e levo parte do jardim . Agora o jardim é pequeno mas com flores e plantas e orquídeas e manjericão, e hortelã e pé de pinha.continua o meu jardim.
Se fecho os olhos e os abro rapidamente o que vejo é este e o outro que se sobrepõem, diferentes, mas quase iguais, e me vejo tentando lembrar-me dos detalhes do “brinco de princesa” para ver se acho uma muda. Muda de planta, estranho, chama-se muda a nova planta que se planta e ela muda : é uma nova planta, quase igual, mas é outra planta .
Viajando pela terra natal de meu pai, fiquei maravilhada com os jardins. Eles tem flores e frutas . Tem muitas rosas e pé de maçã e uva. E tem capitão, muito capitão. Meu pai tinha em Presidente Prudente um jardim alemão. Este jardim vou carregar sempre no coração ...

meu jardim
jardim de Mertesdorf
Lindo!!!












Nenhum comentário: