Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

SER MÃE

Ser mãe

“No momento em que nasce um bebe, nasce também uma mãe”, esta é uma frase que nos convida a pensar.
Não existe uma formula única a ajudar as mulheres a se tornarem mães, para cada uma a gestação é uma experiência única que é vivenciada de maneira diversa por cada gestante.
Mas o bebe já esta ali, se desenvolvendo , percebendo, sentindo e necessita de um “ambiente” suficientemente bom para se desenvolver de maneira saudável física e emocionalmente. Alem dos cuidados de saúde pré-natal a mãe precisa cuidar do bebe em formação, falar com esta barriga, dar-lhe um nome. Esta fala materna “ouvida” como sensação e transmissão de emoção é o primeiro contato do filho enquanto ainda feto e depois nos primeiros dias de vida com o mundo ao seu redor. Quanto mais e em mais tranqüila condição de aceitação desta “barriga” estiver à mãe, mais ela ira interagir com este filho em desenvolvimento, e falar com ele.
Nasce o bebe. O pequeno bebe ainda não tem consciência do próprio corpo, de si mesmo, mas esta apto a captar estímulos como a vontade de viver, o prazer e a dor. Quando a mãe tem uma boa aceitação deste bebe, recém nascido, ela continua com a mesma fala, o acolhe em seus braços, em seu seio, e ele “sente-se em casa”. O bebe escuta e reconhece o timbre e o tom de voz, reconhece também a voz do pai, se este pai esteve presente na gestação.
O recém nascido é totalmente dependente e tem como único recurso de comunicação o choro. Ser mãe neste momento é atendê-lo, dar atenção a todas as reações do bebe, seus movimentos, seu choro, acalenta-lo e amamenta-lo, sempre que o bebe solicitar e sempre falando com ele.
O bebe nasce sem nenhuma imagem do seu mundo, sem reconhecimento do mundo ao seu redor, seu primeiro contato com o mundo é com a mãe e com o seio materno. Sua necessidade de manutenção da vida como fome, sede, e necessidade de calor precisam ser resolvidas, e ele os pede pelo choro, e é atendido pela mãe ao ser colocado em seus braços, no seio, podendo sugá-los, ser amamentado. Através destes estímulos ele vai construindo uma imagem do seu mundo.
As primeiras horas, os primeiros dias são momentos de uma importância impar na vida do bebe. O bebe precisa ser acolhido e amparado por este seio-mae. Nos primeiros dias este contato é necessário e deve ser o mais intenso possível. Quando o bebe tem uma mãe que o cuida, amamenta, acalenta, fala com ele, ele se desenvolve. Após alguns dias ele soma o olhar e o toque, olha sua mãe e é olhado, a toca e é tocado, isto vai permitindo a ele construir seu espaço, interagir mais com os pais e o ambiente ao seu redor. Reconhece a voz da mãe e das pessoas mais freqüentes em sua vida. Reage ate as variações de tom da voz da mãe.
Olhando para esta dupla mãe - bebe parece que eles conversam.

Amor de mãe não é um mero instinto, é uma construção no dia a dia com o filho.
“Quando nasce um bebe, naquele momento nasce também uma mãe”, e eles podem crescer juntos nas descobertas do dia a dia.

Que possamos pensar na importância da construção da maternidade desde o primeiro dia da gestação.


" Ser mãe é ter muitos erros, acertos e consertos"

Nenhum comentário: