Amamentar, um ato de amor.
Por mais que se façam campanhas para incentivar e estimular o aleitamento materno, varias questões precisam ser pensadas para entender porque é tão difícil para algumas mães amamentarem.
Se perguntarmos a qualquer gestante sobre a importância e as vantagens do aleitamento materno receberemos uma aula. Também receberemos uma aula sobre aleitamento materno dos obstetras, pediatras e profissionais de enfermagem. Então porque tanto fracasso, tanto abandono nos primeiros dias, nos primeiros meses?
Amamentar não é mais para a mulher um ato instintivo, em que só o amor é suficiente para o sucesso. A amamentação requer a vontade de amamentar e o aprendizado para fazê-lo, e eu diria mais requer também o apoio familiar incondicional.
Antigamente nascia-se em comunidade. As mulheres recebiam o aprendizado de mãe para filha , assistiam os partos e as amamentações de todas as mulheres e bem antes de dar a luz já conheciam todo o desenrolar da procriação.Hoje em dia os conhecimentos não são mais transmitidos dentro da família. A transmissão do conhecimento passou a ser teórica, onde não há espaço para troca de experiências. O casal tem o seu bebe com pouca ou nenhuma ajuda da comunidade e nem precisa, temos os livros, os médicos , as babás, etc.
Frente a tudo isto a amamentação hoje, deve ser ensinada e facilitada.
É preciso sim o conhecimento das vantagens do leite materno para o bebe, da importância do contato físico do corpo do bebe com o seio materno e da proteção para a saúde do bebe que o leite fornece. Mas é preciso também o apoio facilitador.
Existem “10 mandamentos“ para conseguir amamentar:
1- A mãe precisa querer amamentar seu filho
2- Precisa preparar o seio , com a ajuda do seu obstetra
3- Precisa amamentar logo após o nascimento para facilitar a descida do leite
4- Precisa contar com a ajuda do pai estimulando, elogiando e facilitando nas madrugadas.
5- Precisa contar com a ajuda das avós , proibindo-as de falar em leite fraco, pouco leite ou exemplos de quem não conseguiu
6- Necessita ser elogiada pelo seu empenho pelo seu pediatra, sua família e amigos
7- Que a mãe seja capaz de pedir ajuda quando precisar
8- Não pode oferecer água, chazinho ou mamadeira, porque o bebe passa a recusar o seio
9- Quanto mais o bebe suga mais leite se forma e mais leite desce
10- Quanto mais líquidos , água, sucos , chás e frutas a mãe ingere mais leite se forma
É necessário entender que amamentar não é fácil, dá trabalho, faz suar, cansa , mas pode se tornar prazeroso para mãe e filho passado os primeiros dias de dificuldade. Amamentar não é apenas colocar os peitos para fora e por o bebe no colo e esperar que ele preencha o vazio do estomago. Seria fácil se fosse assim, mas não é. Para amamentar é necessário dedicação. È preencher um outro vazio , alem do estomago, alem de saciar a fome do bebe. Amamentar é ensinar a um bebe que chegou ao mundo, que ele tem lugar e cuidado, que ali, no seio, ele sacia sua fome, se abriga, se aquece e se conforta. É ensinar a esse bebe um sentimento de ter lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário