Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sem açucar...

Quando eu viajo não gosto de programas com guia turístico. Eu respeito a profissão deles, mas eu acho chato. Horários rígidos que me impedem de conhecer alguns lugares a mais ou pessoas me frustram. Eu estava em uma cidade grande da Alemanha chamada Essen. Essen é uma cidade com um grande desenvolvimento tecnológico e possui museus desde arte e antiguidades ate museu da matemática e de tecnologias.
Eu olhei inúmeros folhetos e me decidi, não vou a nenhum deles. Eu vou andar a rota turística, de sete quilômetros, e ver o povo, comer uma torta, andar em um parque, atoando pela cidade (atoando é um termo usado pelo poeta Manoel de Barros e realmente expressa o meu desejo: atoar por Essen)
Eu sai para ver a cidade, passei por mais uma igreja, parei numa praça no centro para ouvir musica Fiquei emocionada com a ultima musica, linda.
Sai decidida a fazer a caminhada turística, andei mais de sete quilômetros, fui na Filarmônica um teatro magnífico, simples por fora e esplendoroso por dentro, pena que as fotos são proibidas. Passei em frente do Alter opera, teatro de acústica para operas e eventos. Eu me decidi, vou só passear, vou conhecer esta parte da cidade, ver as construções, as praças e quem sabe tomar um café diferente. Andei ate um entroncamento e ai resolvi voltar.
Retornando passei num bar café lindo, parecendo uma casa antiga e pedi uma torta e um cappuccino (to go que significa para viagem). Eu pedi no “meu alemão” já que o senhor que atendia não falava inglês.  Ai pedi açúcar em alemão, mit zukker, o senhor olha ao redor e por sobre o balcão, eu estou só e ele diz: neine kinder, neine zuker? (nenhuma criança nenhum açúcar), o bate boca se prolonga e ele repete duas vezes neine kinder, neine zucker, e no meu fluentíssimo alemão eu desisto de tentar argumentar, como a torta \e resolvo tomar o cappuccino sem açúcar mesmo, saio rindo, um a zero pros alemães... hahaha. A maravilha é que o cappuccino é feito com cacau, e é delicioso, e a torta de amoras é bonita de se ver e de sabor indescritível.
Após comer a torta , entrei com meu cappuccino no parque e ainda ri por boa meia hora me lembrando de que sem crianças naquele bar...nenhum açúcar...so a dulcíssima torta. Hahaha.

            Realmente quando eu conseguir voltar pretendo estar falando um pouco melhor a língua alemã e batalhar pelo meu açúcar .


Nenhum comentário: