Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arvore de gato

ARVORE DE GATO A infância deixa bastante marcas na memória. Nem sempre as lembranças são lineares e explicadinhas como nos livros de historia. Elas as vezes saltam aos nossos olhos, sempre que algo nos reporte àquele momento. Arvore de gato é uma destas lembranças. Sempre que passo em frente a um arbusto de folhas coloridas (cróton) eu paro e observo , sempre olho. Conversando com a Beth minha irmã, sobre nossas lembranças ela me recorda da arvore de gatos. Na nossa infância eu tive um gato preto e branco chamado Beleza e Beth tinha na mesma época uma cachorrinho pequinês , chamado Tutti, mas renomeado pela nossa mãe de Toquinho . Quem já teve ou tem um gato compreendera o jeito de um deles. Gato é um animal que adota o dono. Ele é dono do próprio nariz e faz o que quer, como quer e quando quer.O Beleza não era diferente. Ele me acordava todos os dias, subindo na minha cama, e se esfregando e miando. Se escutasse os passos e a voz de minha mãe, que o enxotava para fora de casa , ele se escondia embaixo da cama , ficando bem quietinho. Ele tomava leite enquanto tomávamos café da manhã, e nos duas íamos para a escola. O Beleza brincava com o Toquinho e ai se isolava. Ele se isolava onde? Ele se deitava todo enrodilhado, sobre um galho de um arbusto de folhas coloridas (cróton) , com as patas pendentes. Ao chegarmos da aula, sempre voltávamos juntas, papeando, ao passar o portão e descer a rampa , sempre víamos defronte a nos , em frente da área de entrada da casa , a arvore do gato, com o gato. Entravamos rindo e chamando o Beleza que balançava o rabo, para so depois descer lentamente, elegantemente e nos acompanhar. Isto tudo com o Tuti pulando ao nosso redor, se esgoelando de latir, pedindo atenção. Que ciúmes do gato! Hoje eu tenho um gato, o Ed , abreviação de seu nome Edward II, o príncipe dos gatos. Eu comprei uma amoreira e plantei em um vaso esperando que crescesse e se tornasse a arvore do meu gato. Há uma desproporção, a arvore continua pequena e o gato é um gatão , que não sobe nem em muros. Eu ainda tenho esperanças de que meu gato suba em uma arvore, nem que seja pequenininha.

Nenhum comentário: