Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Preservar ou modernizar?

Preservar ou modernizar?

                É possível o progresso e a modernização sem afetar a natureza? Eu sempre me pergunto se isto é possível, as vezes quando eu vejo  uma cachoeira que depois foi transformada em clube ate com desvio do leito do rio e realmente acho que perdeu quase toda a beleza.  Outra vez passando pela mesma estrada nas minhas ultimas férias eu  vi um morro  que eu sempre achei lindo com seus pinheiros, retalhado para se tornar um condomínio. Boa  parte das arvores nativas foram cortadas para fazer uma alameda seguindo o “design” , a tendência em jardins do momento.
                Há muitos anos atrás visitamos a cidade de Primavera do Leste junto com minha irmã, que estava de férias no Mato Grosso. Os garimpeiros da região, nos contaram que um pouco antes da cidade  se virássemos a esquerda em uma estrada de terra que dava acesso ao garimpo encontraríamos uma lagoa de água quente.  Fomos. Realmente uma lagoa na beira da estradinha de água quente, com fundo de areia , temperatura de mais de 40 graus centigrados e a água se turvou com a nossa entrada por mobilizar a areia do fundo. Era lindo o lugar, a água uma delicia e cercada pela natureza.
                Voltamos a região , agora sem a irmã, e o que encontramos? Um balneário de águas quentes, sem paisagismo, sem preservação da mata que a rodeava e sem nem mesmo uma foto do passado. Eu nem entrei, iria perder a imagem do passado.
                Eu vou continuar achando que não é difícil de explicar desmoronamento em morro desmatado , é ate esperado que ocorra. Tambem não é de se estranhar que crianças destruam a natureza. Elas so vão aprender se virem nos adultos preservando , conservando, jogando lixo no lixo , reciclando e replantando.
                E reaproveitando.
                Ontem na aula de alemão , uma pergunta banal: você compraria uma arvore?, completada pela professora: uma arvore de Natal?
                Respondi, em alemão, logico que não, a mesma arvore de Natal sera usada por anos. As vezes acrescento uma ou outra bola, ou um ou outro laço.
Alias eu não entendo comprar uma arvore pronta, linda, mas cade o espirito do Natal na família? O montar tem um significado de preparar a casa para o Advento, desmontar e guardar cuidadosamente significa  o cuidado que você tem com suas coisas e o quanto você as valoriza.
Isto vale para os brinquedos das crianças. Conversando com minha irmã, eu me lembrei de uma boneca de borracha de cabelos encaracolados a qual dei o nome de Marta Rocha, em homenagem a nossa miss Brasil.  Ela foi minha boneca favorita, e única por anos. Quando sobrava um retalho de tecido mamãe fazia uma roupinha nova. Beth também tinha a sua.  A bola era compartilhada.  Tudo que existia no quintal virava brinquedo, fogãozinho. Potinhos reaproveitados, retalhos, moveis de caixa de fosforo.
Hoje criança descarta brinquedo porque ganha toda hora , sem sentido. Compra na mesma proporção  que joga fora, como se fosse descartável.
Nas zonas de guerra  a vida esta se tornando descartável
Preservar ou modernizar? Preservar sempre. Modernizar  respeitando e preservando.




Um comentário:

beth krisam disse...

Ana, minhas lembranças muito queridas dos nossos brinquedos e brincadeiras são: o escorregador que nosso pai fez vergando a madeira verde e grosando na mão, uma bola índigena de látex, nossas bonecas e bonequinhas de papel e nossas flautas de talo de mamão e bonequinhos de caroço de manga.
E minha canequinha de alumínio com o coqueirinho gravado a canivete pelo Neco.