Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

È dezembro


É dezembro de novo. Eu amo dezembro . Este é um mes especial. Eu adoro o mes de dezembro com o Natal, as ruas ficam bonitas , as lojas enfeitadas e o sorriso é mais frequentes nos rostos.
Este é o mes do Advento, eu que sou catolica tambem gosto do simbolismo do Natal, da espera e da chegada.
Eu nao preciso de presentes, acho isto desnecessario e consumista. Embora este ano ganhei um grande presente. Iniciei um contato e ja me sinto amiga e realmente parente deste primo Alois. Ele mora do outro lado do mundo, no sudoeste da Alemanha em Trier e esta generosamente me presenteando com a minha historia. Danke schon!!!
Dezembro é um mes que me reporta à minha infancia. Infancia de estudar bastante, de brincar muito, de cuidar e curtir uma horta, de criar bichos.
Dezembro de montar arvore de Natal, com todo mundo junto, mae , pais e eu e minha irma Beth. As bolas eram muito finas e quebravam com facilidade e papai as amarrava na arvore e a gente curtia o momento, uma a uma. Na nossa infancia nao havia desperdicio , o papel de seda que embrulhava as bolas era dobrado e seria usado mais uma vez. Cabia a nos crianças colocar delicadamente o algodao nos galhos para simular a neve. Faziamos este trabalho ouvindo os LPs de musicas de Natal. Noite Feliz era a minha predileta.
Nunca vimos neve mas a neve fazia parte das historias de Natal  da infancia de nosso pai e as escutavamos avidamente.
Na vespera do Natal a casa cheirava a porco assado, bolachas de Natal ( que a mamae fazia) e bolo
Tambem era epoca de comer nozes e castanhas portuguesas cozidas.
Comiamos e iamos a missa do galo. A  missa tambem era linda, com velas, o presepio e musicas de Natal.
Ah! que memoria boa .

Beth em 2012 fez uma arvore parecida com a da nossa infancia e eu caprichei no jantar e fomos a missa campal da praia. Revivemos nossa tradicao! Faltou so o algodao !!


Nenhum comentário: