Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pastoral da criança

Tempos modernos

Pensei em mudanças ouvindo uma frase curta em uma cerimônia de ação de graças aos 25 anos da Pastoral da Criança em minha cidade.
O mundo sempre esta em ritmo de mudança. Nos últimos séculos a mudança foi ocorrendo em um ritmo meio constante, com evoluções e retrocessos, mas sempre mudando.
No século passado as mudanças se aceleraram. O telefone aproximou as pessoas, já podiam se falar mesmo estando longe.
A televisão levou noticias para dentro das casas, coisa restrita a noticia direta, por carta ou radio. Em tempos próximos já se sabia o que ocorreu semana passada, mês passado.
Nas ultimas décadas do século a televisão ficou mais rápida e acessível, e veio a internet. A gora temos a noticia em tempo real. Há um bombardeio e o vemos ao vivo e a cores. Uma catástrofe e estamos lá.
Podemos sair de viagem hoje e chegar a outro continente amanhã.
Dificilmente as boas novas serão tão rápidas. Elas também são notificadas , mas sem tanta ênfase.
Mudamos o foco do pensamento tão rápido quanto as noticias. Eu não gosto de me postar na frente de uma tela para ver desgraças, mas me pego vendo o telejornal! Procuro não assistir filmes violentos, mas a noticia de uma iminente guerra chama a minha atenção. Tomo partido em uma briga que não é minha.
Neste sábado , eu fui em uma comemoração aos 25 anos da Pastoral da criança em minha cidade. Fui colaboradora em seu inicio e daí nasceu uma gostosa amizade com a fundadora local, irmã Luiza. Irmã Luiza , uma madre salesiana que foi e é ( adoentada e longe de nos há um tempo) um exemplo de vida abnegada.
Eu me emocionei com a participação das lideres, com a homenagem a irmã Luiza e com o lindo abraço da paz. Uma grande roda de mãos dadas enchendo a praça de luz e energia positiva. A oração foi emocionante.
O que faltou? Estavam presentes expressivos lideres religiosos da Diocese de Rondonopolis. Estavam presentes, o bispo Dom Juventino, Padre Franz, Padre Lothar e um padre que não recordo ter ouvido seu nome. Estavam presentes os lideres das pastorais , as lideres comunitárias da Pastoral da criança e voluntários como eu.
O que faltou, embora não tenha feito falta? Faltaram os lideres políticos da cidade e a mídia.
A cerimônia foi amena , pacata, linda em sua simplicidade, grande de emoção e significado.
A cerimônia continuou em um culto de ação de graças ,na igreja, também rico de significado e de força na fé.
O bispo Dom Juventino realmente emocionou nos todos ao lembrar que apenas uma criança salva já seria motivo de comemoração. Mas milhares ganharam saúde e vida plena com os cuidados da Pastoral nestes 25 anos, cuidado estendido também as crianças bororos.
E completou: “nos nossos dias choramos por um celular que caiu na água, uma roupa que se estragou ou um bem perdido ou estragado e não mais nos sensibilizamos por uma vida humana”

Nenhum comentário: