Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Casa Godinho

CASA GODINHO

Como os tempos mudaram! Hoje se compra de tudo em todo lugar. Ate no interior do Mato Grosso se encontra frios e queijos e vinhos, variados, de varias procedências. Antes não era assim.
Na década de sessenta íamos, a família toda, de tempos em tempos de férias a São Paulo. Íamos-nos de trem, a viagem era demorada, saíamos de tarde e chegávamos de manhã. O trem da Estrada de Ferro Sorocabana nos levava de Presidente Prudente ate a Estação da Luz em São Paulo.
Sempre ficávamos hospedados em um hotel simples no centro da cidade de São Paulo, na Avenida Ipiranga, em frente da Praça da Republica. Nos não tínhamos carro, então andávamos a pé o centro todo de São Paulo. Andávamos na Praça da Republica, com o lago com patos e os bancos e as antigas arvores, iamos na Praça do Arouche, e eu me encantava com as maravilhosas bancas de flores. Passávamos na Rua Sete de Setembro com as inúmeras galerias de lojas, ai passávamos em frente ao Teatro Municipal, e o Viaduto do Anhangabaú, onde eu adorava ficar olhando a Avenida lá em baixo com os carros passando e a cidade que se via bem ao longe... Estas imagens sempre me fascinaram.
Na Rua Direita eu e minha irmã amávamos ver as lojas apinhadas de produtos, lojas grandes, o que não existia no interior. Hoje as chamamos de lojas populares, entulhadas de uma imensa variedade de brinquedos, objetos e bugigangas. Na Praça da Sé, um momento para correr livremente, subir e descer as escadarias e adentrar em silencio na Catedral, que eu ate hoje acho linda.
Na volta sempre passávamos no Mosteiro de São Bento, ao qual retornaríamos para uma missa, e depois a alegria de entrar no Mappin. Mappin era uma imensa loja de departamentos, maravilhosa. Minha irmã e eu amávamos subir e descer pela escada rolante, andar entre as roupas, o setor de brinquedos, olhar tudo...tudinho.
No nosso passeio no centro de São Paulo não podia faltar uma visita a Casa Godinho . Ah! Que prazer entrar nesta loja.
A Casa Godinho foi fundada em 1888 e ainda tem as mesmas prateleiras de embuia, com cheiro delicioso de madeira . Nesta casa se vende de tudo que é bom , muito queijo, vinhos, frios, doces,azeitonas, e tudo de muito bom que se imagina.
A minha lembrança é de entrar eu e Beth segurando os dedos mindinhos de nosso pai, e ai ao entra o cheiro já embriaga, embriaga de prazer . Nosso pai comprava queijo suíço, um pedacinho, lingüiça alemã e o “queijo fedido”do pai e azeitonas prestas e “gordas”que mamãe adorava. E não nos esqueçamos do Pumpernickel ( pão preto prensado da Alemanha).
Eu,em dezembro de 2010, decidi visitar de novo a Casa Godinho e fui logo após o Natal. Ao entrar o cheiro me remeteu ao passado, me senti entrando com Beth e papai. Andei e rodeei ( a loja é pequena) . pedi ao funcionario um tempo para olhar . Comprei comida alemã e queijo e comi um doce.Quando terminei meus pedidos o funcionário perguntou se eu conhecia a loja e eu disse que sim, que conheci a loja há 50 anos atrás. Ele me olhou como se eu fosse louca e eu sai rindo muito.

2 comentários:

beth krisam disse...

Ana, minha querida irmã, lembranças de carinho, cheiros e sabores.....lembro da linguiça Blumenau, molinha de passar no pão, da baga de baunilha e de tudo vir embrulhadinho em papel cor de rosa e amarrado com barbante.
Lembranças de que fazer compras pode ser um momento de convivência e encantamento, sem ser a "febre de consumo" dos shoppings .

Ana Helena disse...

tenho saudades de fazer as coisas com tempo....tempo de convivencia
te amo