Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

Tempos de mudança

Eu tenho convivido com algumas amigas, e duas especialmente em momentos de desanimo, falta de esperança, depressão. Nao conseguem enxergar nenhuma luz, eu diria que estao em um periodo cinza, cinza escuro.
Eu tenho pensado bastante sobre mudanças, mudar para melhor, e ai me cai nas maos este texto da Quaresma, que eu sempre tive , por formacao do meu pai, como tempo de mudancas, de repensar como vejo e levo a vida. Tempo de ver o que faço pelo outro que me pede ou o que dou aos que me rodeiam. Nao é entrar na loja e comprar ovos de Pascoa, é viver a Pascoa tendo passado pelo periodo de interiorizacao da quaresma. É entender que é um tempo de reconstruçao para que venha a ressurreição.

"A mudança de vida

O Tempo Litúrgico da Quaresma, que estamos vivenciando, é um tempo forte de conversão e mudança da vida para celebrarmos a Páscoa com o coração purificado e a vida modelada de acordo com o querer de Deus.
A conversão do coração para Deus determina a mudança de vida, pois, é no coração que reside nossas intenções, decisões e escolhas. É no coração que se fortifica nossa vontade para perseverarmos na fé e no amor a Deus o ao próximo.
Quem não quer mudar de vida? Quem não gostaria que fosse diferente? Quem está plenamente satisfeito com sua vida? Mais do que isso, quem não deseja uma vida feliz e cheia de paz? Temos urgência de mudar a nossa vida e, para isso, precisamos mudar o nosso coração!
A impressão que temos muitas vezes é que para mudar de vida precisaríamos mudar de casa, de cidade, de país, de emprego etc. Pensamos que teríamos que conviver com pessoas diferentes das quais convivemos, em circunstancias mais favoráveis ou numa situação que correspondesse nossas expectativas. A mudança de vida não depende de nada dessas coisas, pois, tudo o que elencamos acima são coisas que estão fora de nós e que indiretamente independem de nós. O que depende de nós diretamente e que podemos e devemos mudar é o nosso coração! É o que ninguém pode fazer para nós! Poderíamos mudar todas as circunstancias, o lugar, as pessoas… mas para aonde vamos levamos nós mesmos e, se, o nosso interior não está bem, nunca estaremos em paz e nossa vida sempre será a mesma onde e com quem estivermos!
Por isso, para mudarmos de vida precisamos mudar o nosso interior! Se quiséssemos mudar o nosso entorno para mudar de vida teríamos um grande transtorno e continuaríamos na mesma situação. Mas se mudamos o nosso interior não temos nenhum transtorno, não precisamos estar em outros lugares, não há necessidade de tirar nada do lugar, não precisamos trocar de amigos, familiares… só apenas não pretender que as coisas e as pessoas sejam como queremos, mas, apenas mudar o coração para que seja como Deus quer!
É o nosso interior que determina o exterior. É a conversão interior, voltarmos para Deus com todo o coração e com todas as nossas capacidades, tendo Ele como referencia para tudo, Ele em primeiro lugar em tudo, não fazendo nada sem Ele e para Ele! Assim, nossas intenções, desejos, decisões, escolhas e ações estão sob o olhar e as ordens do Senhor em qualquer momento e lugar.
Dessa forma, vamos verificando que o lugar em que estamos é o lugar que Deus nos colocou, as pessoas foi Ele que nos deu para amá-las, o nosso trabalho e deveres é para nossa santificação e as circunstâncias devem ser aceitas para mudá-las no que podemos.
Com o coração totalmente voltado para Deus e praticando seus mandamentos, a nossa consciencia se purifica, nossas intenções se retificam, nossas escolhas e decisões se tornam mais acertadas, o nosso esforço para fazermos o bem, o nosso amor a Deus e a bondade para com os outros é abençoada e vamos fazendo a experiência de que com o coração convertido a vida muda sem transtornos e o que está em nossa volta pode também mudar pelo exemplo de nossa vida.
Para essa quaresma queremos a mudança de vida, por isso, pedimos a Deus a graça da conversão do coração a Ele e oferecemos o esforço do nosso interior para que, em ação de graças, possamos celebrar a Páscoa! Feliz e Santa Páscoa a todos!!!"
Pe. Fábio Fernandes
Auxiliar do Cura

Nenhum comentário: