Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

DIA DOS PROFESSORES

Estar escrevendo o livro de memorias da familia me fez debruçar de maneira minuciosa sobre a historia de vida de Professor Krisam , meu pai. Ele sempre foi um apaixonado mestre, professor e diretor durante toda a sua vida. Nunca se conformou com a mesmice ou com a rotina. Ele cresceu um colegio, respeitou a cultura e as diferenças. Sempre amou a profissão.
Este discurso de nomeacao de um colegio com o seu nome, ato ja revertido politicamente ha alguns anos, demonstra um pouco o que ele era. Nao é apenas a filha orgulhosa escrevendo . A memoria de seu trabalho atravessa os anos , desde a sua partida. Nao perde nem a força nem a importancia. Ele mudou a vida de muitos jovens, deu sentido e significado. Esta é a função de um mestre. Se o mestre, se o professor,ama o que faz, ele faz diferenca.
Feliz dia dos professores, voces merecem nossa admiração,e nosso respeito .

Discurso proferido pelo professor Luiz Gonzaga dos Santos, carinhosamente chamado de Lugo, na cidade de Presidente Prudente, em 16 de dezembro de 1981, na cerimônia de nomeação da escola com o nome de Krisam Martin como seu patrono.
“Nos últimos anos Presidente Prudente viu varias de suas escolas receberem nomes de professores do antigo I.E. “Fernando Costa”: Maria Luisa Bastos, Hugo Miele, Placidio Braga Nogueira, e João Ceribeli Paca. Um seu dedicado funcionário, João Sebastião Lisboa, é patrono de outro estabelecimento. O criador do antigo Ginásio do Estado Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, dá nome a outra unidade.
Hoje, neste educandário prestam-se homenagens a Krisam Martin, a partir de agora seu patrono.
Krisam Martin, nascido em 1907, em Mertesdorf, na Alemanha, lá fez o curso primário e o secundário. Entre 1929 e 1932 freqüentou a Faculdade de Filosofia e de Teologia em Trier. Justamente nos anos que antecederam a implantação do regime nazista. Era amigo pessoal de Faulhaber, o cardeal que mais se opôs ao Nacional – Socialismo de Adolf Hitler. Foi líder atuante da Juventude Católica, principal obstáculo à expansão do Nazismo.
Por sua participação marcante na defesa da Democracia e dos Ideais Cristãos, foi preso e repetidas vezes severa e cruelmente interrogado pela Gestapo. Conseguiu escapar, como inúmeras vezes me narrou, atravessando a fronteira a pé, em noite de tempestade, com ajuda da comunidade católica.
Ainda moço chegou ao Brasil e se naturalizou. Foi residir em Itaporanga, onde se dedicou à agricultura e a aulas particulares de matemática.
Transferiu-se para Lucélia e chegou a Martinopolis, sempre como professor de Matemática e de Frances.
Em 1955, aprovado no concurso de Ingresso na disciplina de Frances, efetivou-se no então I.E. “Fernando Costa” de nossa cidade.
Desde janeiro de 1964, ate sua aposentadoria, respondeu pela direção daquele estabelecimento.
Foram 14 anos que marcaram e definiram uma administração como pioneira em vários sentidos.
Seu predecessor, o Professor Luiz de Carvalho Gomes, anos antes tomara uma iniciativa que depois foi incentivada pela Secretaria de Educação: a implantação das extensões, as chamadas “filiais”.
Na época o Curso Primário tinha 4 anos de duração. O secundário, com o ginásio e o colégio somados, sete. Como os prédios do Primário ficavam totalmente ociosos à noite, e por vezes parcialmente no período diurno, Luiz de Carvalho Gomes iniciou a ocupação dos espaços vazios. Esta política educacional foi corajosamente desenvolvida e ampliada por Krisam Martin. Prudente chegou a sediar o maior colégio oficial da America Latina, com mais de 7000 alunos. Cada Unidade passou a ter um assistente de Direção, sob a direção responsável de Krisam Martin. Foi ele quem massificou a Educação, quem quebrou o elitismo que caracterizava o Ensino Oficial.
Milhares de jovens, passaram a ter condições de estudo à noite. Se puderam realizar o Curso Secundário e tantos e tantos ate concluíram o Superior deve isso à coragem e à visão social desses dois Educadores.
Recentemente o Comandante do 18* Batalhão de Policia Militar, o Major Edson Gonçalves, afirmou em palestra que o índice de criminalidade em P. Prudente é mais baixo do que em qualquer outra sede de Região Administrativa. Chega à metade e ate a terça parte de outras cidades de igual porte. Nós acrescentamos com toda segurança que isso se deve a essa sistemática educacional implantada aqui no inicio da década de 60. As salas de aula, povoadas de alunos, à noite, em todos os bairros de nossa cidade, garantiram a presente situação. Quantos que se firmaram ao lado do Bem e da Virtude, escapando do crime e da prostituição- e talvez nem o saibam hoje – porque a escola oficial e gratuita abriu para eles todos, indistintamente, suas portas e suas salas.
Tirou-os da vadiagem das ruas e da promiscuidade dos barracos e por quatro horas diárias, colocou-os sob a orientação dos professores. Confirmava-se , a cada dia, que a Educação é o maior investimento que o Estado pode concretizar.
Krisam Martin implantou também a descentralização administrativa: repartia atribuições com professores e funcionários – e neles confiava. Alem da eficaz Assistente de Direção, Professora Mirela Pesce Desideri, havia, entre tantos outros , o grande Aristeu Santos de Oliveira, supervisor do Pluri. Grupos de professores eram responsáveis pela analise de transferência de alunos, pela limpeza e conservação do prédio, pelos jardins e pátios, pela cantina , pelos laboratórios e pela biblioteca. Um grupo se encarregava de ajudá-lo na disciplina.
Tendo sofrido prisão política e tortura na juventude, vivenciou bem o pensamento de um filosofo seu conterrâneo: “Toda canção de liberdade vem do cárcere”. Na direção , sua primeira preocupação foi abrir os portões do I.E. , aos alunos, incentivando-os à liberdade com responsabilidade. Sempre tratou os alunos , professores e funcionários como gente.
Apenas dois meses e meio após sua designação para diretor do I.E. , deu-se o movimento de 31 de março de 1964. Diante da onda de boatos de que professores da sua escola seriam presos, Krisam procurou pessoalmente as autoridades policiais e se responsabilizou por seus professores e funcionários. Tinha plena consciência de que tal atitude poderia custar-lhe o cargo, mas a tomou e a sustentou. Na idade madura, aos 60 anos, mantinha viva e bem acesa as chamas de ideais de jovem.
A preocupação de muitos profissionais é esquecer a repartição quando dela saem ao final do expediente diário. Krisam alugou uma casa velha e humilde, bem ao lado de sua escola, para nela residir e sentir mais de perto seus problemas, suas necessidades e suas angustias.
É por isso, dona Leonor Marcondes de Oliveira Krisam, que seu marido foi tão amado pelos que com ele conviveram. Mesmo tendo deixado Prudente, para ficar próximo das filhas, genros e netos, Krisam jamais foi esquecido.
O dar seu nome a uma Escola, é apenas o reconhecimento material dos sentimentos íntimos de gratidão da comunidade da Alta Sorocabana ao diretor, ao professor e principalmente ao ser humano que foi Krisam Martin.
Senhor diretor, professor Reinaldo Lourenço Siqueira, expresso minha alegria e agradecimento pela oportunidade de tentar traçar um breve perfil do Patrono.
A Familia do homenageado, pela viúva, dona Leonor, pelas filhas Maria Catarina, Ana Helena e Elisabeth, pelos demais parentes e afins, pediu-me que em seu nome externasse sua gratidão a todos os responsáveis por esta homenagem. Ao Deputado Walter lemes Soares, autor do Projeto, ao ex-vereador Jose Alves Sobrinho, ao diretor, aos professores, aos funcionários e aos alunos deste Educandario. Esta Escola , situada em bairro humilde e de trabalhadores, - como humilde e trabalhosa foi a vida do Patrono- temos a convicção , muito honrara a sua memória.

Presidente Prudente , 16 de dezembro de 1981.

Professor Krisam
Professor Krisam e Professor Lugo- Luiz Gonzaga

2 comentários:

JOUBERT TADEU BONILHA disse...

Muito bom reviver momentos que citam nomes como do nosso querido diretor Krisam, professor Lugo. Competentes homens que participaram da minha vida como estudante do nosso querido IE FERNANDO COSTA. Maravilhoso comentario . Que bom reviver. Muito obrigado aos que tomaram a iniciativa .

JOUBERT TADEU BONILHA disse...

Obrigado Ana