Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O mosteiro de São Bento

O MOSTEIRO SÃO BENTO

Eu amo São Paulo. Sempre que vou a São Paulo, eu conheço um novo lugar, um novo café, um restaurante, uma loja, uma novidade. Mas eu também sempre retorno os meus caminhos. E um dos bons caminhos é a missa no Mosteiro de São Bento.  Para conseguir assistir a missa das 07:00 horas, eu preciso acordar cedo, pegar o metrô (não muito cheio nesta hora). Eu desço na praça, sempre é muito bom este lugar neste horário. Não tem tumulto e são poucas pessoas passando e tem segurança na saída do metro na praça. É seguro, silencioso e lindo.  É muito gostoso andar na praça no inicio da manhã, esta região é parte do centro financeiro de São Paulo e o agito só começa mais tarde, então fica muito quieto neste horario.
Eu atravesso a praça calmamente e adentro ao Mosteiro. Ë como respirar fundo e dar um salto no tempo, entra-se em outro mundo. O Mosteiro de São Bento é um templo escuro, a iluminação é amarela e pouca e se mistura com as luzes que entram pelos vitrais. Os bancos são de madeira escura. As estatuas de santos e as pinturas são bastante antigas. A Basílica, como é hoje, data de 1914, mas o inicio do Mosteiro em São Paulo deu-se em 1598.
O altar também é de madeira escura e dos lados tem bancos para os monges que durante a missa nos brindam com o seu famoso Canto Gregoriano. Aqui se estuda se ensina e se pratica este tipo de Canto. Este canto é monofônico, somente vocal e sem acompanhamento instrumental, é praticamente uma oração cantada.
Eu me sento e permaneço sempre 10 a 15 minutos em silencio aguardando a missa, usando este tempo para meditar. Eu nem sinto o tempo passar. Aqui é uma missa ao estilo antigo, embora em português, os cânticos são em latim e o sermão é realmente uma reflexão da leitura do evangelho. É uma missa de oração, meditação, e introspecção.
Eu sinto falta deste tipo de igreja, aberta o dia todo para que a gente entre e fique em um local de paz e com silencio para rezar. Gosto da missa, mas gosto mais do espaço de silencio do pós missa. Depois como não sou ferro, eu como um delicioso pão com frutas na padaria do mosteiro.
Ai que saudades, ta na hora de visitar Sampa...

Imagens retiradas da Net...eu so fotografo interior de igrejas com a permissao...

Nenhum comentário: