Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

morro acima




            Estou em Koblenz e no começo da manhã começo a caminhar do lado do Reno, mesmo lado do hotel e passo em frente a um mosteiro e esta tendo missa não da pra entrar. Eu estou no pé da montanha e olho para cima e vejo um castelo. Eu compro uma água e pergunto com meu alemão capenga como chegar la , ele, um velhote,  me diz que é só pegar a estrada morro acima, leicht und nahe (fácil e perto) . Ele também me conta que no topo do morro tem um obelisco e um cemitério judaico, de sobreviventes da segunda guerra, decido ir já que é fácil e perto. I can die ou matar o alemão...que trampo!
            Após trinta minutos de caminhada, eu encontro o acesso do castelo interditado porque ele esta em reforma. Eu só consigo  fotos de longe e já que um terço do trajeto eu já fiz, resolvo ir ate la em cima, como me disse o velhote é perto e facil. Passei por um pedaço de uma frente de um castelo mas que parece uma casa, não entendi muito bem , na volta vou tentar entender e tirar umas fotos. Eu vi em uma das muretas do caminho, um esquilo, não sei se foi o Tico ou o Teco , mas não deu tempo de tirar uma foto...lindinho.  Na caminhada  as partes perigosas, bem próximas da ribanceira do morro,  tem muretas e da pra se ver Koblenz e o Reno la embaixo , consigo lindas fotos e continuo , só subindo, nas curvas, floresta de um lado e ribanceira do outro com muretas. Ai como eu me distraio fácil , cansada, suando ,parece que o morro não tem topo , e eu tirando lindas fotos, e rindo feliz, pode?
            Passei o obelisco, fotografei e da mureta tirei fotos lindíssimas. Passou por mim uma motocicleta tão antiga que eu acho que o cara roubou do Hitler...hahaha e com um cachorro lindo e nos cumprimentamos. Ufa cheguei ao cemitério, ainda sem entender muito bem, mas tiro fotos e decido descer lentamente fotografando, tem vários arbustos de uma frutinha, parece amora, será?
            À volta esta difícil, a água acabou e é só mata de um lado e barranco do outro. Eu cheguei na fortificação e atrás de mim chega o alemão de moto . Ele se chama Fritz mora aqui e me oferece água. Ufa , quero sim . Entrei , ele fala alemão e inglês  ,a irmã  Frida não fala inglês , ensaiei um alemão mais ou menos. Tomei das vassa e dea caffee...hahaha
            Fritz me conta que esta fortificação são restos de um castelo que foi bombardeado na guerra e eles moram na casa contigua. Eles são alemães judeus e na guerra seus parentes e toda uma comunidade subiram o morro e sobreviveram porque isolaram a estrada, na época o acesso era de terra, com enormes buracos. Os descendentes ainda são enterrados ali. Linda historia.
            O Fritz e a Frida me levam em uma estradinha na mata para comer amora silvestre...uhn que delicia. Fritz me deixa tirar uma foto, Frida não gosta de fotos.  Valeu a caminhada.
            Na descida do morro tem um espelho na rua, engraçado, olho e estou uma baleia também: bear,vein,kuchen,brot,kartofel,cappuccino....hahaha ...traduzam.

Nenhum comentário: