Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A França é um sonho...

A França é sonho antigo...
Eu sempre brinco que se ganhar na loteria , vou pensar o que fazer sentada em frente ao Rio Sena tomando uma taça de vinho branco. Não visitei como gostaria a França, embora estivesse na Alemanha e em um dos dias visitei Metz, que era perto indo de trem.
Na minha próxima ida tenciono saber pelo menos um pouco de Frances, já que os franceses não são muito educados com turísticas e se negam a responder em inglês.
Eu achei a cidade linda, não tão limpa quanto as cidades alemãs , mas muito linda.
Tres coisas eu amei, a Catedral de Santa Ethienne, que foi a igreja mais bonita em arquitetura que já tinha visto. Ela é imponente. A entrada é margeada de inúmeras, centenas de estatuas que compõem o arco da porta. Dentro é magnífica. Tem um altar que é de perder o fôlego, merece meia hora sentada em frente, e eu fiquei. Entrei no subsolo e ele é estranho, úmido, frio. Nas paredes existem argolas de ferros e barras com argolas que também existem no chão e colunas com argolas, lembrou-me cenas da Inquisição e eu não me senti bem ali. A sensação de morte foi tão grande que sai de lá rapidinho. A nave central e os vitrais superam qualquer outra igreja que eu já tenha visto.
A segunda beleza são os jardins e as flores. Em uma das praças o símbolo do exercito é feita com flores na encosta do jardim, e dá um efeito muito bonito. E passei por uma praça com uma fonte linda, de flores simples mas muito colorida .
A terceira beleza é a visão das margens do Rio Mosela, com as construções ocorrem em suas margens e algumas contiguas ao rio , como em Veneza, mas o rio não é tão limpo como os rios da Alemanha. Independente da limpeza a imagem é muito bonita e tirei lindas fotos... Estou aumentando meus sonhos a realizar, vou conhecer mais da França , Paris, o interior e ainda vou conhecer Veneza um dia.

Nenhum comentário: