Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A banana

As historias de meu pai sempre foram interessantes e às vezes ate engraçadas. Uma delas é sobre a banana. Na época do Natal, na Alemanha , na década de 1920, a tia dele conseguiu uma banana, linda, exótica, nunca antes vista ou provada, cheirosa... (lembre-se de que naquela época, sem tanta velocidade, sem importações por avião, tudo chegava por navio, sem internet...) Ela levou a banana para a casa do nosso pai. Eles reuniram a família e a banana foi cortada em finíssimas fatias, e elas foram distribuídas para que todos experimentassem. Foi uma iguaria, diferente, especial. O sabor desta fruta exótica, tropical sempre foi lembrado na família.
O sabor desta fatia de banana atravessou o tempo e sempre foi lembrada na fartura de cachos inteiros, aqui no Brasil.
Quando eu visitei a Alemanha, em Trier, região onde meu pai estudou (a família morava em Mertesdorf, perto de Trier) eu optei em ficar em um hotel antigo, tradicional. O café da manha, chamado de pequeno almoço (Fruhstuck), era maravilhoso.
Imagine uma pequena sala de mesas de madeira e toalhas impecáveis, louça branca. E tinha um Buffet de mais de 10 tipos de pães e roscas, iogurtes, cereais e sementes, geléias e doces. Vários tipos de queijos e frios e conservas. Um enorme bule de café e leite na mesa. E tinha também frutas, maçãs, uvas (estava na região dos vinhedos do Mosela), amoras e framboesas e 3 tipos de ameixa, e uma, só uma banana.
Eu como sempre puxei conversa com o alemão que se sentou na minha mesa (nos pequenos hotéis se senta onde tem lugar) e embora ele risse bastante da minha pronuncia, conseguimos nos entender (eu sempre ficava com o dicionário). Quando fomos os servir das frutas, peguei varias, ele também e num outro pratinho ele colocou a banana e trouxe à mesa. Ele me diz: dieser frucht namens banane und ist kostlich. Ich lasse sie versuchen... (com dificuldades traduzi : esta fruta chama-se banana e gostosa . É deliciosa. Eu agradeci mas expliquei que banana no Brasil tem em todo lugar e ai contei a historia do meu pai (em inglês que é mais fácil pra mim). Rimos bastante , mas ele comeu com prazer a banana.
Muitos anos se passaram de 1920 a 2010, mas banana continua a ser valorizada na Alemanha, e agora tenho uma historia de banana também, meu pai.

Nenhum comentário: