Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Beethoven

Continuando minha paixao pela musica, eu realizei ha um tempo atras um sonho muito antigo.Visitei Bonn , terra do nascimento de Beethoven.
Sem ser uma progarmacao previa,por mera coincidencia, cheguei em Bonn na semana de Beethoven. Era uma semana de eventos que homenageavam seu filho mais famoso.
Fui a praça central e encontrei estatua de bronze em frente do prédio lindíssimo do correio é imponente, e a praça é linda, chama-se Munsterplatz, a estatua data de 1845.
Ao me virar deparo com dezenas de Beethoven coloridos, sao replicas da estatua feitas em fibra de vidro e pintadas pelas escolas de musica e arte de Bonn, pelo que eu entendi parte de um concurso na semana de Beethoven. tirei lindas fotos abraçada com meu idolo.
Na mesma noite assisti uma orquestra alemã tocando a Nona Sinfonia , tonando um vinho branco. Na noite seguinte assisti a orquestra da venezuela, patrocinada pela Deutsche Welle tocando a Heroica e a seguir uma peca da America Latina . PURA EMOÇÃO.
No segundo dia visitei a casa do Beethoven.
A casa não permite fotos, só na área do jardim de entrada onde tem um busto do Beethoven. Tirei fotos, bastante fotos. O jardim do museu é lindo.
A guia nos conta que a casa existe por iniciativa de 12 famílias que se reuniram e compraram a casa, e a restauraram como ela era antes. Eles resgataram e adquiriram objetos pessoais, quadros, gravuras, partituras originais, instrumentos, violino, os dois pianos, e escritos da época em leiloes no mundo todo. Foi um grande investimento e o acervo sobre a vida e a obra de Beethoven que existe nessa casa não existe em nenhum outro lugar.
Eu conheço a biografia do Beethoven, ele é de longe meu compositor predileto, já ouvi quase toda sua obra e toco três pecas de Beethoven, mas é sempre agradável rever a sua historia. Ele nasceu nesta casa, viveu aqui sua infância, na vida adulta foi para Viena e lá faleceu, não mais retornando a Bonn. Os outros locais onde viveu não preservaram sua historia como este museu. Durante todo o planejamento para esta viagem nunca tive duvidas de que esta casa do Beethoven me motivou bastante a que Bonn fizesse parte do meu roteiro. Eu me emocionei muito durante o trajeto em todos os cômodos da casa e principalmente na sala com os dois grande pianos, seu ultimo piano, os objetos que ele usou para tentar vencer a sua surdez, e a partitura original da Nona Sinfonia de Beethoven. Ontem assisti a Nona Sinfonia na praça e me emocionei muito, hoje a emoção é ver tudo isto e principalmente a minha admiração por um homem tão profundamente amante da musica que pode compor sua Nona Sinfonia, já surdo, ouvindo apenas com o coração. Foi muito emocionante para mim andar pela casa onde Beethoven morou, quero sentir toda esta energia, tocar nos corrimões, olhar detalhes. A rota em toda a casa durou uma hora e meia e nem vi o tempo passar. Na saída tem uma lojinha de lembranças, ai meu Deus, delirei. Eu me impus um limite em cada local de compras e de lembranças; senão já sabe, tenho que voltar para o Brasil de navio dentro de um container... hahaha. Mesmo assim comprei fotos, copia da partitura de Pour Elise, que eu sei tocar, lápis e três moedas de chocolate, e também obvio mais um Cd da Nona Sinfonia.

Nenhum comentário: