Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Na contramão

Estamos em um tempo de transição. O mundo, o nosso mundo esta passando por um momento critico. As diferenças são enormes. Enquanto assistimos na TV casamentos milionários em que se gasta o valor de uma boa casa na festa, vemos imagens de desnutrição em que a pessoa viveria dias com apenas parte da refeição de uma pessoa na festa. Enquanto trocamos as roupas apenas porque a moda ditou uma nova cor, no frio, pessoas morrem ao relento. Para manter o crescimento e desenvolvimento temos que consumir. Não cabem mais carros e motos nas ruas, mas é necessário vender mais carros. E mais geladeiras e TVs, e computadores e celulares, que precisam ser trocados a cada novidade que chega. E que satisfação traz tudo isso? Pouca. Momentânea. Fugaz. Eu me lembro que passear na praça na minha infância era o auge do final de semana com direito a pipoca. Eu me lembro que minhas filhas ainda tiveram festa de aniversario feita em casa, com decoração caseira, e doces e bolos também feitos em casa. Eu me lembro que casamento era para que as famílias acolhessem os amigos e abraçassem e compartilhassem, não apenas um show de cerimonial. O que nos falta? Às vezes me pego desejando o que não preciso e nem mesmo gosto. O que mantive foi à capacidade de pensar antes de decidir. É preciso ir na contramão! É preciso distinguir os verdadeiros desejos e os falsos desejos, e não é um caminho fácil. É ensinar valores e a importância centrada em ser e não em ter. Ë rever o tempo que damos aos nossos desejos verdadeiros e a nos mesmos. O que é verdadeiro não pode ser comprado: família, amor, amizade, compaixão.

Nenhum comentário: