Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O dia em que tomei vinagre

O DIA EM QUE TOMEI VINAGRE!
Estou andando a esmo e no centro de Essen, Alemanha, achei um restaurante alemão fora da área de compras, restaurante pequeno agradável e o cheiro da comida é maravilhoso. Há um quadro ao lado da porta em alemão e em inglês: Executive fast food. Ah! Que maravilha vou poder escolher com calma em inglês, que eu falo razoavelmente bem.
Eu entrei e no restaurante ninguém fala inglês, ele esta iluminado com luz de velas nas mesas, tocando uma musica suave . O cardápio esta só em alemão. O restaurante é tradicional, antigo, de moveis de madeira e com flores e velas nas mesas. Como esta chovendo forte decidi me arriscar e traduzir o cardápio . Após uma empreitada de quase meia hora, decidi almoçar aqui mesmo. Eu pedi bisteca frita com molho de champignon com batatas fritas, uma cerveja e depois um suco de laranja. Estava tudo muito bom, ufa acertei. Fast food de alemão , uma hora e meia de almoço. Eu peço a conta, é muito barato, e ao trazer a conta, a garçonete junto com a conta me traz em uma bandeja linda, e em um cálice lindíssimo um licor escuro, amei. Eu bebi de um só gole, era acetato, vinagre adocicado. Qual é a dela? Não entendi nada. Tambem como eu não tenho um alemão fluente, nem me atrevi a tentar entender porque tomei vinagre.
Eu sai andando, é uma região de lojas pequenas muito agradável, encontrei uma loja que vende acetatos e óleos, a loja é linda e interessante . Na loja tem pequenos barris de acetato com torneirinha e também toneizinhos de óleos variados. Os tonéis são de vidro . Eu achei estranho e entrei. A dona fala inglês e me explica que nesta região os mais antigos ( acho que já tenho cara de antiga ,hahaha) bebem uma colher de acetato de frutas após alimentos gordurosos, para a digestão , sempre após as refeições .O acetato é mais de frutas como cerejas ,e framboesas , daí o sabor adocicado.
Ufa, pensei comigo, não é loucura, é costume. Perdoei o restaurante. Hahaha.
Essen é a perfeita mistura do antigo com o moderno na mesma praça

Nenhum comentário: