Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Preparação para o Natal

Eu estava navegando na net e vendo em que local iria assistir a missa de Natal em Sao Paulo e me deparei com este belissimo texto sobre a preparação para o natal, da Catedral da Sé.
Ele merece ser compartilhado
"Ao ouvirmos dizer sobre a preparação do natal logo nos vem à mente as providencias que devemos tomar em relação às compras para a ceia, presentes, cartões e convites! Essa atitude demonstra que o natal tem uma importância para nós, porém, a preparação do natal é uma atitude interior, é muito mais do que isso!
Já faz uns bons anos que o natal vem se transformando numa festa seculararizada. Na sociedade em geral o símbolo central é o Papai Noel. Este lembra presentes, compras e consumo sem limites… Isto parece como que uma paganização do natal, resumindo-o simplesmente numa festa do Papai Noel. Seria um natal na ausência do Senhor em que o principal, o nascimento do Filho de Deus, é ignorado!
Serve para os católicos a mesma constatação. O exterior é muito bem preparado. Já a vivência interior do natal, por vezes, pode ficar de lado comemorando uma festa resumidamente social! Muitos viajam para a praia ou para o interior e nem sequer se preocupam em participar da Santa Missa. O natal sem o Menino Deus se reduz numa mera festa cultural e pagã!
O natal é de solenidade interior, pois, o que celebramos é um mistério da nossa fé: a encarnação, ou seja, Deus se fez homem e habitou em nosso meio! A preparação do natal encontra seu lugar no nosso coração, numa expectativa de celebrá-lo com mais delicadeza, vivenciando aquele acontecimento que mudou a história da humanidade. O Senhor, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ao assumir nossa humanidade dá-nos participar de sua divindade! Este mistério é profundo e considerá-lo dispõe a alma para bem celebrar o natal.
Comemorar o nascimento do Senhor é comemorar a festa, o aniversario ou a solenidade de quem nos ama de modo infinito e que amamos, de forma toda especial, acima de qualquer festividade que possa existir. Se o Senhor não se desse a conhecer o que seria de nossas vidas? Seria como vivermos sem a luz do sol! Não seria vida e sim morte! Se Ele não habitasse em nosso meio e, em conseqüência, se não o conhecêssemos viveríamos neste mundo escravos do pecado, das paixões, dos prazeres… na sombra da morte. sem esperança, sem o verdadeiro Sol que ilumina nossa existência com a luz divina da vida eterna.
Por isso, ao fazermos nossas compras, ao prepararmos nossas ceias e convidarmos as pessoas que amamos, não podemos esquecer-nos daquele que devemos amar acima de tudo. Toda a solenidade deve ter sua razão principal nele!
Natal é nossa alegria de celebrar seu amor e seu mistério em nosso meio!
O natal bem preparado interiormente, pela atitude de vida devota a Deus, faz com que toda a festividade exterior encontre sua razão e sua fonte na vivencia interior do mistério da encarnação do Verbo de Deus!
Desejo a todos um feliz e santo natal!!!
Pe. Fábio Fernandes
Auxiliar do Cura

Nenhum comentário: