Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Uma poesia


SER, PARECER
Mia Couto

Entre o desejo de ser
e o receio de parecer
o tormento da hora cindida

Na desordem do sangue
a aventura de sermos nós
restitui-nos ao ser
que fazemos de conta que somos.





Acordei pensando na vida...
            Eu acordei muito cedo, levantei e fui para a área do fundo em silencio. Já que acordei pensei comigo mesma, vou tomar um café e escrever. Escutar o barulho do vento e o cantar dos pássaros é sempre uma benção na minha vida.
            Lembrei-me de uma frase que me acompanha há anos : “Você deve amar a vida como ela é, não como gostaria que fosse”.  Esta frase não é dele mas ela vai sempre me reportar ao meu amigo Ricardo, ou frei Jose como se tornou nos últimos 30 anos de vida. Uma pessoa de muita fé... não  apenas a fé religiosa,mas a fé no ser humano, na bondade humana .Ele viveu anos na Africa, em campos de refugiados e sempre me dizia que lá é onde se vê e se vive solidariedade. Quem tem divide. Divide um pão, divide um abraço, divide as dores e as alegrias. Ele jamais se readaptou a trabalhar com adultos, nem se adaptou a simples vida monástica. Ele  ao retornar ao Brasil optou em  trabalhar com jovens, tanto na vocação sacerdotal, como com os jovens de rua em um belíssimo trabalho. Ele sempre me disse que a vida não da para ser planejada. Planejamos o trabalho, o dia a dia.Planejamos uma festa . Planejamos uma viagem, uma visita, um passeio. Sempre dá certo? Não, coisas ocorrem, muda o rumo. Re-planejar? Conformar-se? Não, apenas viver o que vem.
            Há um tempinho tenho me debruçado sobre como estou vivendo a minha vida. Eu estou tentando respeitar  um “espaço  de tempo”só meu. Um tempo para resignificar a minha vida.
            Eu trabalho muito. Eu gosto do meu trabalho. Mas eu também faço muitas coisas. Ai eu me canso .
            Ter não é sinônimo de felicidade. Ter o melhor carro, a bolsa da mais famosa grife , a casa enorme e mobiliada pelos melhores decoradores não promove alegrias. É necessário desfrutar do que se tem.
            Os nossos dias são de correria ,correria atrás de ganhar dinheiro para comprar , e se trabalha tanto que ao fim de cada dia o que se quer é dormir. Os sonhos vão ficando para trás.
Por isso neste final de ano, me dei um período de 2 semanas so meu. Eu e eu,  meus gatos , o namorado,

e uma boa musica, um cha, um vinho, tempo para uma visita, arrumar meus álbuns de fotos e de memorias.
Um período atoando...
           
            


Nenhum comentário: