Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O SILENCIO É COISA RARA...

O SILENCIO É COISA RARA...


O som da televisão da vizinha com a voz irritante do animador do domingo me faz ter certeza de que a televisão invade meu momento , mesmo que eu não a ligue , ela adentra minha vida e me distrai , me tira do meu sossego. Irrita-me. Nos nossos dias, o silencio é coisa rara, objeto de luxo e difícil de se ter. Sinto falta . Sinto falta do som do vento a agitar plantas, do ruído de pássaros, do silencio da noite, com pouquíssimos carros e que a negritude do céu e o brilho das estrelas eram abençoados com o silencio do homem que deixava aparecer o pio da coruja e o sibilo do vento. Silencio convida a ouvir o som da própria voz, é meio maluco gostar de se ouvir , mas é um exercício de descoberta. Falar sozinho é enriquecedor, ensina a se aceitar como uma boa companhia. Meditação é um nome aceitável socialmente que uso para a minha conversa solitária comigo mesma.
Adoro a noite, adoro andar a noite, sozinha , a olhar as estrelas e sentindo a leve umidade que a noite traz. Gosto de noite enluarada, de claridade que vai surgindo e aumentando o brilho das estrelas e entendo os poetas, que sempre fizeram da lua a musa, a associaram a mulher, não a uma mulher, mas a grande mulher que está dentro de todos nos, o resquício da mãe-terra, a matriarca do passado, que em sua força criava, e na sua generosidade fecundava, e na sua meiguice encantava, e na sua loucura, apaixonava.Esta mulher que hoje tem medo de sua força, de suas garras e do seu mel. Não consegue ser a pantera que arrebata, nem a leoa que protege, nem a cordeira que dirige , nem a amante que se entrega. Por medo de seus pedaços, ela não se completa.
O silencio é criativo. No silencio os pensamentos podem surgir e tomar forma e criar historia. No silencio do ambiente , tem-se a possibilidade de elaborar nossas idéias, criar, deixar surgir o que se importa. E resolver. E pensar e repensar. E decidir...ou não.
Tempo de pensamento é tempo de resolução. Os dias modernos com tanto ruído e estímulos e sons tiram de nós o tempo de meditação. Ficar só não é sinônimo de solidão, ficar só é se permitir um tempo de reflexão, de preguiça , de conversa interior.
É ser por alguns momentos, só você.











Não existe local mais propicio para pensar do que o paraiso de Chapada dos guimaraes em dias de pouquissimos turistas...

Nenhum comentário: