Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de abril de 2015

a grande familia

A grande familia

Passei alguns meses longe deste blog. Problemas técnicos. O meu genro, para quem o computador parece coisa simples( para mim é um monstro , daqueles que ficam embaixo da cama) resolveu . I’m back. Ou melhor Ich bin zurück.
Estes meses , desde o carnaval, estive meio adoentada, embora continuasse trabalhando, tive que desacelerar.
Tendo tempo, aumentou o pensamento.
Eu sempre tive a sensação de pequenês. Uma família pequena , com pouca expansão, pouco compartilhar. Sempre foi meu pai, minha mãe, minhas irmãs, meu tio Chico e Tia Maria e as primas por parte de mamãe. Os outro parentes de mamãe sempre longe e pouco contato. Os parente de papai, na Alemanha, so historia contada.
No meu primeiro casamento , vieram três filhas. Das irmãs vieram três sobrinhas, e do lado do marido uma família enorme. Mas era agregada, não minha. O avô me acolheu, a avó, mais ou menos e uma cunhada se tornou irmã de coração.
Eu não tenho o porque de meu pai não nos ensinar nem uma palavra de sua língua materna , o alemão. Mamae era brasileira nata e também não aprendeu a língua. Meu pai falava em alemão com amigos, escrevia em alemão aos parentes e amigos alem mar. Não falava em casa, não lia em alemão, em voz alta, não cantava em alemão. Ele se foi há 34 anos e não sei a resposta.
Há menos de um ano , após uma busca , e ate uma viagem à Alemanha, na net encontrei um primo . Aí se descortinou toda uma família, 1primo, duas primas , seus filhos e genros ( que ainda conhecerei um dia) e a historia completa dos antepassados.
Este mergulho no passado, na historia e o conhecimento da família de hoje me fascinou.
Eu tenho uma família aqui , uma família materna no Brasil e uma família paterna na Alemanha.
Ich danke Gott!

Eu agradeço a Deus!

Nenhum comentário: