Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

contar historias

Ouvir historias é algo que faz parte da vida de todas as pessoas, de todas as idades.
O bebe é apresentado ao mundo pela voz e presença da mãe e vai reconhecendo, conhecendo , introduzindo as outras vozes e as associando à presença e construindo sua historia.
A historia contada faz parte da vida da criança desde bebe, através da voz amada da mãe, das cantigas de ninar, dos mimos. A criança vai crescendo e continua apegada a estas narrativas, desde as historias para dormir como ouvir sobre sua historia. A criança adora conhecer de onde vem, quem são seus avós, ouvir a historia da família. Adora ouvir a historia dos bichos e da natureza. A capacidade de imaginação da criança é imensa ai, a historia cria vida.
A criança interior de cada um de nos permite assistir desenhos, fabulas, ou o encantador filme Madagascar, ou os esquilos que falam...sem pensar em lógica, apenas tendo o coração aberto à historia.
Conforme cresce a criança começa e escolher as historias que quer ouvir, pergunta e repete perguntando da historia de sua vida.Ela começa a se apegar aos detalhes, pede que se repita as partes que mais gosta.
Contar historia para crianças, ler para elas, não é só prazeroso apenas para a criança , o adulto que lê ou conta estabelece e fortalece um vinculo afetivo com a criança. A descoberta mágica das historias e personagens é melhor , feita no aconchego de uma relação afetiva.
Mesmo a criança que já sabe ler, que já é capaz de ler e entender seus livros, ainda gosta de ouvir as historias do contador, de ouvir sua própria historia e começa a criar e contar também as suas próprias historias.
Num mundo hoje tão cheio de tecnologias, de pouca leitura, de pouco tempo a criança encontra-se em desvantagem. Cabe ao adulto manter acesa a chama da fantasia, da imaginação. A criança precisa ouvir historias para que depois se interesse em busca-las nos livros.
O adulto que ainda mantem seu habito e gosto em ler sabe da importância do livro. A historia imaginada em seus ambientes e personagens é mágica. Nenhum filme pronto tem a imagem que você fez do livro e da historia. A criatividade ao ler vai se dando sem se perceber, por isso é tão fascinante ler.
Garantir à criança este acesso a ouvir historias e depois à leitura acompanhada , para que ela consiga depois ler só, é contribuir com o seu desenvolvimento, seu pensamento, sua criatividade e sua capacidade de aprender.

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".

Bill Gates

e relebrando: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."

Mário Quintana

Nenhum comentário: